Destaque

O que é Banco de Dados e porque você deve ter na sua empresa

Saiba o que é Banco de Dados e entenda sua importância nas empresas. O banco de dados é uma das ferramentas que mais diferenciam as o...

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Como expressar seus pontos fracos/negativos na entrevista de emprego?


Os pontos fracos, ao contrário do que muitos pensam, não são os principais responsáveis pela não obtenção da vaga de emprego.


A entrevista de emprego, só por si, já é um motivo de stress enorme. No entanto, existem muitas outras razões que pioram esse stress, sendo que uma dessas pode vir de um dos temas abordados na entrevista, os pontos negativos. Quando lhe perguntam quais os seus pontos negativos, provavelmente, pensa em algum que se destaca bastante, como o atraso constante, a falta de paciência, o não conseguir trabalhar sobre pressão, entre outros. Mas como explicar isso ao seu entrevistador?
Antes de mais, o mais importante quando deseja abordar os seus aspetos negativos, é ser sincero para com quem o está a entrevistar. Por exemplo, não interessa dizer que é pontual quando sabe que, efetivamente, está sempre atrasado. E quem usa este aspeto como exemplo, usa muitos outros. Portanto, antes de mais, precisa ser sincero. No entanto não necessita abordar todos os seus aspetos negativos, aliás, isso não é aconselhável.
O mais certo a fazer é abordar um dos seus aspetos negativos. Imaginando que o seu aspeto negativo é não ser muito pontual. Nesse caso irá explicar que o seu ponto fraco é não ser muito pontual mas que está a implementar estratégias para que o ponto fraco desapareça com o passar do tempo. Por exemplo, explica que adiantou o seu relógio para que, desse modo, não esteja sempre atrasado. Pode, ainda, dizer que começou a colocar o despertador para mais cedo e com maior frequência. Estas estratégias vão mostrar ao entrevistador que, apesar de ter pontos negativos – aliás, como qualquer ser humano -, está a trabalhar nos mesmos e a tentar eliminá-los.
Outro exemplo é, entre muitos outros, a dificuldade em trabalhar sobre pressão. Por exemplo, neste caso, pode referir que tem dificuldade em trabalhar sobre pressão mas que se encontra a fazer alguns exercícios para trabalhar o seu controlo de stress para que, dessa forma, consiga trabalhar melhor sobre pressão. A ideia principal é, sempre, mostrar que esta a trabalhar no seu ponto fraco e não que desistiu dele. Através deste método conseguirá a sinceridade por dois lados, através de mostrar ao seu entrevistador quais os seus pontos fracos e ao mostrar que trabalha neles. Portanto, acima de tudo, seja sincero e encontre estratégias adequadas ao seu problema.
Como forma de o ajudar, um pouco mais, neste problema, existe um Curso de Recolocação Profissional. Este curso tem diversos aspetos positivos, mas, o principal, é ser uma ótima escolha para quem se encontra a entrar, novamente, no mercado de trabalho. Além disso o curso explica diversos pontos de interesse de uma entrevista de emprego, sendo um bom aspeto positivo tanto para quem está a entrar no mercado de trabalho como para quem já se encontra no mesmo e, simplesmente, deseja mudar de cargo.
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário