Destaque

O que é Banco de Dados e porque você deve ter na sua empresa

Saiba o que é Banco de Dados e entenda sua importância nas empresas. O banco de dados é uma das ferramentas que mais diferenciam as o...

terça-feira, 29 de março de 2016

O que é Banco de Dados e porque você deve ter na sua empresa


Saiba o que é Banco de Dados e entenda sua importância nas empresas.

O banco de dados é uma das ferramentas que mais diferenciam as organizações, permitindo a elas conhecer de forma quase que exata o perfil de seus clientes. Como o próprio nome já indica, o banco de dados é um conjunto de informações que se relacionam. Uma loja de varejo que entende os processos de divulgação e sabe se destacar da concorrência através de um banco de dados, consegue oferecer, através de sua rede de lojas, produtos diferenciados e apropriados para o perfil de seus consumidores. No processo de construção do banco de dados, existem dois pontos complexos e distintos que seriam a base para o sucesso de qualquer empresa: a manutenção constante das informações obtidas, atualizando-as sempre que necessário; e o enriquecimento de ferramentas, agregando-as ao perfil dos clientes para ajudar na geração de ações que conduzam à uma possível relação de fidelização.
Importância do banco de dados
É muito comum ver empresas fechando pouco tempo depois de terem sido abertas por falta de clientes. O fato é que toda empresa que quer atrair público e destacar-se no mercado para continuar crescendo precisa investir em um banco de dados. Sua utilização é fundamental também para a definição da política de promoções da organização. A partir do cadastro, torna-se possível identificar quem é e de onde vem o cliente, quais são suas preferencias, os fatores que o levam a tornar decisões de compra, entre outras informações que podem servir como ferramenta para adequar seu plano de marketing às necessidades desse cliente. O plano de marketing, em geral, baseia-se em um mix-mercadológico que envolve produto, promoção, processos, pessoas, praças e evidências. Eles ajudam a criar uma proposta muito mais customizada que consegue cativar o cliente, evitando que ele decida migrar para a concorrente.
Estratégia da ferramenta
Através das informações obtidas e salvas no banco de dados é possível criar cartões de fidelidade para conceder diferentes tipos de ações promocionais em datas específicas como aniversários, por exemplo, além de brindes, sejam eles ingressos de teatro ou cinema, presentes ou até mesmo ações que possam cativar o cliente. O banco de dados ganhou mais solidificação ao longo das duas últimas décadas e hoje se tornaram a base de informações mais importante das empresas, sendo vital para o futuro de qualquer negócio, principalmente considerando a concorrência dos dias atuais e a exigência do consumidor. Ao contrário do que muitos pensam, o banco de dados não é só indicado a empresas de médio e grande porte. Micro e pequenas empresas também podem usar o banco de dados para uma série de funções. A aplicação das estratégias dependerá do segmento, objetivos e princípios que a empresa carrega consigo. Para tal, existem softwares disponíveis na rede e que são, em sua maioria, gratuitos para baixar.
Com o Curso de Banco de Dados você vai poder aprender conceitos e práticas sobre grande parte dos bancos de dados utilizados no mercado, além de aprofundar-se sobre a definição das chaves e como fazer anotações das informações obtidas, entendendo as estratégias e objetivos da ferramenta, criando consultas e formulários, conhecendo os diversos comandos que envolvem o sistema, estudando softwares para criar seu próprio sistema e customizando o banco de dados mais adequado para seu caso.
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário