Destaque

O que é Banco de Dados e porque você deve ter na sua empresa

Saiba o que é Banco de Dados e entenda sua importância nas empresas. O banco de dados é uma das ferramentas que mais diferenciam as o...

quarta-feira, 30 de março de 2016

Pensa em morar sozinho? Essas dicas vão te ajudar a planejar-se


Morar sozinho é um grande passo na vida de qualquer pessoa, mas esse momento precisa ser muito bem planejado para evitar problemas futuros. 

Sair da casa dos pais e morar sozinho é um momento esperado por milhares de jovens brasileiros. Quem não sonha em ter a posse de um cantinho e poder ter mais independência e liberdade em casa? O fato é que com essa independência, vêm também uma série de responsabilidades que antes ficavam por conta da família. Inseguranças, questionamentos, medos e expectativas fazem parte de todo esse processo delicado na vida dos marinheiros de primeira viagem. Porém, mesmo com pouca ou nenhuma experiência, existem algumas dicas que podem ajudar o jovem a se organizar melhor e garantir uma mudança mais segura e, ao mesmo tempo, manter uma estabilidade financeira tanto antes da mudança como também posteriormente, evitando assim problemas e frustrações futuras.
Planejamento dos gastos básicos
Antes de mais nada, uma ótima tática é fazer um planejamento de todos os gastos básicos que você terá em sua nova casa. Nessa equação, temos móveis, carreto, taxa de incêndio, condomínio e supermercado, entre outras coisas. Depois de colocar tudo no papel, é o momento de comparar a projeção dos gastos com o seu salario. Sua renda cobre tudo ou fica faltando? Será que vai ser preciso arrumar um outro emprego para dar conta de todos os gastos ou não? Seja o mais realista possível e converse com seus pais ou amigos que já moram sozinhos a respeito, pois qualquer informação será bem-vinda e bastante válida para ajuda-lo a se preparar melhor para a mudança.

Organização de gastos
Esse ponto é importante tanto para quem ainda está para se mudar, mas inclui também aqueles que já moram sozinhos. A organização dos gastos é uma ótima estratégia para conseguir poupar uma determinada quantia para possíveis situações futuras, tais como viagens de férias e presentes especiais de aniversário ou natal, por exemplo. Tenha disciplina e coloque no papel todos os seus gastos do mês. Se você notar que está extrapolando em alguma das contas, estabeleça um limite de gastos para ela. Isso se aplica às contas do supermercado, lazer, contas de água ou luz, além de gastos secundários com roupas e artigos que não são tão necessários e podem esperar.

Alimentação
Quem quer morar sozinho precisa deixar alguns maus hábitos para trás. Morar sozinho não significa adotar uma dieta insalubre e consumir sem responsabilidade. Saber cozinhar e manusear os alimentos é de extrema importância, bem como saber higieniza-los, prepara-los e guarda-los de forma apropriada para garantir menos desperdício e manter sua saúde física e mental em dia.

Doenças e outras emergências
Morando sozinho, deve-se gastar menos do que ganha para evitar imprevistos desagradáveis. Para tal, lembre-se de sempre guardar dinheiro para alguma emergência. Nunca se sabe quando ficaremos doentes ou quando algo não planejado pode surgir e exigir gastos inesperados, como um defeito na encanação, serviços de chaveiro, etc. Portanto, fazer sempre um pé de meia no final de cada mês é mais do que obrigatório para quem mora sozinho e não quer passar perrengues.

Gastos pessoais
Morar sozinho é um prato cheio para quem gosta de gastar, não é mesmo? Quem não quer enfeitar a casa com artigos novos, encher a casa de móveis, renovar o guarda-roupas para a casa nova e comprar aquele celular, televisão ou computador recém-lançado? Porém, antes de sair comprando tudo o que vê pela frente e comprometendo seu orçamento, veja se você já possui alguns desses itens ou se pode consegui-los com familiares ou amigos que estejam querendo vende-los. Isso não significa que você não poderá comprar móveis novos, mas evite comprar o que não for necessário à princípio e evite também parcelamentos, pelo menos até você ter uma maior noção dos gastos.

Com o Curso de Finanças Pessoais e o Curso de Métodos de Conservação de Alimentos você vai poder se aprofundar sobre como preparar, higienizar e armazenar vários tipos de alimentos, além de aprender como diferenciar os supérfluos das reais necessidades, fazer orçamentos, reduzir despesas, projetar investimentos, além de muitas outras dicas importantes para quem planeja morar sozinho.
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário